Selecionar as Melhores Ações da Bolsa

Neste artigo você vai a aprender uma forma de identificar as melhores ações da bolsa em menos de 5 minutos.

Para isso, você utilizará o Stock Guide do GuiaInvest PRO.

Localizando Stock Guide

Plataforma 3.0

Ferramentas > Stock Guide > Modelos de Estratégias

StockGuide na Plataforma 2.0

Explore > StockGuide > Modelos de Estratégia

Criando seu próprio estudo

Na área MODELOS DE ESTRATÉGIAS, você irá encontrar alguns estudos que já estão pré-configurados na ferramenta.

Na página localize o modelo “Em branco”.

Irá abrir uma janela para você nomear o seu estudo/estratégia. Insira um nome a sua escolha e clique em salvar.

Logo em seguida irá abrir uma tela, conforme imagem abaixo. Veja que neste exemplo o nome inserido foi “Site Ajuda GI”, o nome fica no topo esquerdo do estudo/estratégia.

Perceba que você tem uma lista de todos os ativos cotados na Bolsa de Valores brasileira, com seus códigos na primeira coluna e o nome da empresa na segunda. No canto superior direito da sua tela, você vai encontrar alguns botões.

Estudo criado

1. Listas

No primeiro botão da esquerda para direita, haverá um filtro onde já estará automaticamente selecionado “Todas Ações”.

Clicando nesse filtro, aparecerão diversos índices. Se você clicar em IBOV, por exemplo, a sua lista atualizará apenas para ações que fazem partes do índice Bovespa.

Agora você pode fazer um estudo em cima dessas ações que você selecionou. Para fazer isso, você precisa selecionar quais informações e indicadores você quer analisar.

Vamos ver isso no tópico a seguir.

1.2. Informações e Indicadores

Ao lado direito da lista que você selecionou para fazer o estudo, há o campo onde você pode escolher quais indicadores você deseja analisar.

Nesta seção você encontra diversas informações sobre a empresa. Como exemplo, vamos selecionar as empresas mais lucrativas da bolsa. Para isso, vamos em: Indicadores Financeiros e escolhemos Rentabilidade/Patrimônio Líquido (ROE), que é o indicador mais comum que os investidores utilizam para avaliar se uma empresa é lucrativa.

Feito isso, agora posso verificar qual foi o ROE das empresas que fazem parte da minha lista.

Para dar mais um exemplo, vamos adicionar um Critério de Análise. Vamos verificar se as empresas tiveram crescimento dos lucros no últimos 5 anos.

Como resultado, vemos que a B3 (B3SA3) teve crescimento dos lucro nos últimos 5 anos e a Ambev ON (ABEV3), Brasil ON (BBAS3) e Bradesco ON (BBDC3) não tiveram. A Azul PN (AZUL4) retornaram valores em branco pois as ações dessas empresas estão cotadas há menos de 5 anos. Veja abaixo:

Se na lista você quer ver apenas as empresas que tiveram lucro nos últimos 5 anos, pode ser feito um filtro na coluna.

Na coluna “Cresc.Lucro>…”, clique nos 3 pontos ao lado > Filtro > Igual a > Selecione o valor “Sim” > clique no botão Filtrar

Com o filtro aplicado, você terá uma lista apenas com as empresas que tiveram retorno referente ao crescimento nos últimos 5 anos.

Por fim, vou dar um exemplo de Indicador de Mercado. Vou colocar o indicador de P/L:

E o estudo ficou assim:

Dessa forma você pode ir adicionando critérios e montando seus estudos, bem como aplicar os filtros nos colunas ineridas.

O estudo pode ser alterado e salvo sempre que achar necessário.

Todas as informações aplicadas nesses estudos são atualizadas conforme a B3 atualiza as informações das ações.

Exporte para Excel o seu estudo

No canto direto você verá o ícone o Excel, é o quinto item do menu. Clique nele. Uma tela para Exportar para o Excel será mostrada. Note que tem duas opção: Estática ou Dinâmica (atualizada via RTD).

  • A lista Estática, você não terá as informações exportadas no momento, como se fosse um “foto” do status atual daquelas informações.
  •  Na lista Dinâmica, ela é atualizada pelo serviço RTD.

Compartilhando seus estudos

O ícone permite que você compartilhe o seu estudo no seu perfil do GuiaInvest PRO, permitindo que outros investidores possam opinar, discutir ou até esclarecer dúvidas sobre os seus estudos.

Open chat
Posso ajudar?